Resag

No horizonte, o próximo Congresso Internacional Resag

Descrição: Resultado de imagem para Pampulha - Belo Horizonte – MG

O 3º Congresso Internacional Resag será um marco na história recente da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água - Resag, no campo do conhecimento científico, tecnológico e em temas críticos como alimentos, meio ambiente e saúde.

Serão tratados temas de planejamento e execução de políticas públicas relacionadas com diversos aspectos de qualidade, recursos hídricos, fornecimento e disponibilização da água e monitoramento ambiental, propiciando um espaço fértil à troca de conhecimento e experiências, em nível global.

No que tange ao setor produtivo (industrial, micro, pequeno e médio empresário), o Congresso possibilitará que sejam apresentadas e avaliadas as atuais e novas necessidades do mercado, permitindo uma antecipação às possíveis mudanças que serão requeridas em produtos e serviços.

A interação de profissionais do setor produtivo, pesquisadores e técnicos é fundamental ao funcionamento da Resag e Renali - Rede Nacional de Análises de Alimentos, parceira na realização deste evento.

Descrição: Resultado de imagem para Pampulha - Belo Horizonte – MG

Questões relacionadas a programas governamentais, em especial o novo modelo do Sibratec – Sistema Brasileiro de Tecnologia, assim como os recursos e ferramentas necessárias ao fortalecimento da base laboratorial brasileira, para a emissão de resultados analíticos confiáveis, serão temas de destaque, que contarão com debates nos quais participarão renomados especialistas nacionais e internacionais, já confirmados. Em breve serão divulgados os nomes dos expositores e respectivos temas das conferências e mesas redondas

Congresso em Belo horizonte

Descrição: Resultado de imagem para Pampulha - Belo Horizonte – MG

Em Minas Gerais nos períodos chuvosos de 2013/2014 e 2014/2015, foram registradas precipitações abaixo das médias climatológicas, muito embora no Estado estejam regiões que costumam ter um alto índice pluviométrico como, por exemplo, as regiões Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vale do Rio Doce, Sul e Zona da Mata. Tal fato teve como consequência a redução nos níveis dos rios e dos volumes dos reservatórios, principalmente, para abastecimento público e geração de energia.

Nos reservatórios do setor elétrico e de abastecimento público, a recuperação de volume foi prejudicada. Essa condição afetou o abastecimento público em diversos municípios mineiros, principalmente aqueles localizados na RMBH, até então pouco afetados. A diminuição na precipitação, entretanto, não é o único fator para a crise hídrica no Estado. O aumento da demanda pelo uso da água, demonstrado através do número de processos de outorga formalizados, somado ao crescimento desordenado da população, a poluição dos cursos de água, o desmatamento e o manejo inadequado do solo e o parco reuso de água são

Descrição: Resultado de imagem para Pampulha - Belo Horizonte – MG

fatores essenciais para o agravamento deste quadro. Diante da situação de escassez, a manutenção da qualidade das águas é fundamental, uma vez que a poluição e a contaminação restringem cada vez mais o acesso à sua utilização, exigindo maiores investimentos em tratamento, principalmente, para o consumo humano.

No Congresso, estão previstas contribuições de diferentes atores que fazem parte da condução desta temática, resultando em orientações e recomendações relevantes a todos os envolvidos, na busca de ações que resolvam ou minimizem situações críticas existentes e apoiem o monitoramento para a preservação de recursos naturais, mormente os recursos hídricos, tão relevantes à nossa sociedade.

É com este olhar que o Congresso foi desenhado.

Descrição: Resultado de imagem para Pampulha - Belo Horizonte – MG

Minas é o terceiro Estado a receber uma edição do Congresso, que vem ocorrendo sempre em Estados diferentes (antes foi em São Paulo e Sergipe). Como meta, além do conhecimento a ser gerado e atualizado, este evento apoiará regionalmente o atendimento das demandas científicas e tecnológicas que os diferentes setores exigem e que, diga-se, não são poucas. Todos estes aspectos demandam a participação de diversos setores da sociedade para que as soluções sejam identificadas e implementadas, efetivamente.


Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS