Resag

Barcelona aproveitará até a última gota de água

Aigües de Barcelona vai converter a Estação de águas residuais de El Prat em uma ecofábrica.


O mundo está vivendo em um momento crucial para lutar contra as mudanças climáticas e a cultura dos 3Rs foi estabelecida: Reciclar, reutilizar e reduzir. Especialistas alertam que somente a partir de um compromisso global pode-se lutar contra o aquecimento global e que toda ação neste sentido é necessária.

Dentro deste compromisso a nível global, a empresa Aigües de Barcelona, responsável por oferecer água aos cidadãos desta cidade, anunciou em julho que está trabalhando na conversão da estação de tratamento de águas residuais de El Prat de Llobregat em um ecofábrica na qual todos os componentes do águas residuais seriam reutilizados, desde a lama ao fósforo ou à própria água, que atualmente está indo pararno mar.




Projeto ambicioso

Uma vez que esta ecofábrica esteja em funcionamento e tenha seu impacto analisado, Aigües de Barcelona quer expandir o projeto e fazer o mesmo em outras estações de tratamento de água.

Depois de purificar a água naecofábrica, Aigües de Barcelona prevê sua reutilização usando o grande canal ligando o Porto de Barcelona com Martorell (cidade próxima à capital catalã), construído em 2008, em uma época de seca severa, para transportar a água que chegava em navios ao porto. A ideia agora seria usar esse tubo para introduzir água limpa no leito do Rio Llobregat com o objetivo de oferecer agua de melhor qualidade nas áreas de extração.







Qualidade da água

Aigües de Barcelona já experimentou uma ecofábricaem Santiago (Chile) e agora acredita que pode ser implementado na área metropolitana de Barcelona. Com esta iniciativa, a empresa também quer "acabar com a extração sistemática de água do Rio Ter,que depois termina no mar", disse Folch.

Aigües de Barcelona apresentouem julho seu Relatório de Sustentabilidade 2017, um documento que recolhe as ações da empresa para contribuir neste tema, como anova frota de veículos elétricos e campanhas publicitárias de boas práticas ambientais por parte dos cidadãos.

Traduzido do Espanhol. Fonte: Metropoli Barcelona: https://bit.ly/2msU1p3


Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS