Resag

Esta vasilha mudou tudo

O filtroPurifaaya é um método barato e eficiente para purificar a água.
Fabricado em Uganda, começa a se espalhar para outros países.

Um por um, os alunos da escola Bright Little Angel ElementarySchool correm, com copos plásticos coloridos nas mãos, em direção a um dispensador de água azul e branca. O dispositivo, um Purifaaya, é um dos quatro que foram instalados em diferentes pontos da escola primária em Nakawuka, no distrito de Wakiso, em Uganda. Como a escola não tem uma cantina, os dispensadores são essenciais. "Nós enfatizamos a importância de beber água porque queremos que os estudantes se acostumem com isso", explica BasajjaKirinya, diretor do centro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. No Uganda, as doenças transmitidas através deste meio continuam a ser uma das principais causas de morte entre as crianças com menos de cinco anos de idade. Ao mesmo tempo, o Programa de Água e Saneamento do Banco Mundial afirma que as doenças diarreicas causadas por falta de saneamento e o tempo de busca por essa mercadoria básica custam ao país mais de 140 milhões de euros por ano.

Antes da doação dos dispensadores de água Purifaaya para a escola, os estudantes bebiam principalmente água fervida. "Às vezes, ainda estava quente na hora do almoço ou tínhamos que deixá-lo lá fora para esfriar, o Purifaaya mudou tudo", diz Kirinya.

    O dispositivo é fabricado em Kampala pela empresa social SpoutsofWater, com sede nos Estados Unidos. Sua co-fundadora, Kathy Ku, passou um verão em Uganda e, alarmada com a falta de acesso à água potável, fez parceria com seu colega de Harvard, John Kye, para criar a organização em 2012. Em julho de 2015, o Ministério da Água e Meio Ambiente de Uganda determinou que o filtro era 99,9% eficaz e que a água que passava por ele era adequada para consumo humano.

Ao contrário da maioria dos outros sistemas que fornecem água potável em países em desenvolvimento, o Purifaaya usa um filtro em forma de recipiente de cerâmica dentro do dispensador de plástico, feito inteiramente de materiais locais: argila, serragem e uma fina camada de nitrato de prata para melhorar a eliminação bacteriana. Este vaso cerâmico permite que o líquido flua, mantendo seu sabor e aroma, enquanto captura vírus, poluentes e materiais orgânicos e inorgânicos de mais de meio mícron. Seu processo de filtração baseado na gravidade permite uma vazão de até três litros por hora.

A SpoutsofWater emprega 35 trabalhadores locais em sua fábrica, enquanto desenvolve uma ampla rede de associações para garantir a distribuição e alcançar todos, independentemente de sua situação econômica ou localização. Para uma família, um conjunto completo de Purifaaya é vendido por 100.000 xelins ugandeses (25 euros). SpoutsofWatertem como objetivo fornecer água potável para os 10 milhões de ugandenses que ainda não têm acesso. Enquanto isso, a empresa começou a abastecer o vizinho Congo.

Embora todos os filtros Purifaaya sejam do mesmo tamanho, eles vêm em dois dispensadores de volume diferentes: um com capacidade para 20 litros, principalmente para famílias, e outro com capacidade para 65 litros para empresas ou instituições. Desde novembro de 2015, mais de 1.600 filtros foram distribuídos às escolas graças a um programa em parceria com a ONG SavetheChildren, que garante água potável para cerca de 30.000 estudantes.

AnnetNakibinge, conselheira local de Nakawuka, é um dos 110 mil ugandenses que acessaram a água potável a partirdo lançamento de SpoutsofWater; elausaPurifaayahá cinco meses. Assegura que a ferver água a cada dois dias, para uma família de nove pessoas, era trabalhoso e demorava muito. "Consumimos cerca de 10 litros a cada dois dias", o equivalente a um dólar de carvão em um país onde cerca de 10 milhões de pessoas eles ganham menos de US $ 1,25 por dia.

Nakibinge tem sido fundamental para garantir que mais famílias na área adquiram os filtros, pois ajuda a organizar reuniões onde os moradores locais aprendem sobre a importância da água limpa. Quem compra o aparato nessas reuniões recebe um desconto de 15% na compra e pode pagá-lo em prestações mensais, para que ninguém fique sem um filtro.

Traduzido do Espanhol. Fonte: El País España https://bit.ly/2uCkXHk


Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS