Resag

Em visita ao PTI, representante da Resag fala de possível parceria e convida para o 3º Congresso Internacional da Rede

Na última semana, o Parque Tecnológico Itaipu recebeu a visita da doutora Vera Maria Ponçano, da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água (Resag), que conheceu a infraestrutura, programas e ações desenvolvidas no Parque, assim como os objetivos e metodologias de atuação com vistas à promoção do desenvolvimento territorial. “O PTI possui um avanço tecnológico que eu não esperava. Me impressionou a preocupação e a responsabilidade em aplicar o resultado dos trabalhos e pesquisas realizadas aqui”, avaliou.

A Resag integra o Ministério de Ciência e Tecnologia e busca a melhoria dos serviços laboratorial na área de qualidade, saneamento e abastecimento de água. Possui 38 laboratórios em 10 estados. “Quando se fala em qualidade da água ou na eficiência dos processos de saneamento é preciso contar com medições confiáveis. E para isso precisamos de bons laboratórios, capazes de realizar medições com exatidão de valores, com valores que tenham rastreabilidade e que possam ser comparados com indicadores internacionais. A garantia dos resultados emitidos pelos laboratórios requer uma série padrões, técnicas, treinamentos”, pontua. “Na Rede desenvolvemos tais padrões, materiais de referências, certificados, ensaios de proficiência, estudos interlaboratoriais, avaliação entre pares, publicações e eventos, dentre outras iniciativas, explica.

Durante a visita, Ponçano destacou a possibilidade de parceria entre PTI e Resag. “Além das ações para melhoria dos serviços laboratoriais, a rede está ampliando sua atuação para abarcar também questões relacionadas a inovação e extensão tecnológica. Conhecendo alguns dos projetos do Parque, entendo que o PTI pode integrar a rede contribuindo com os estudos e sendo beneficiado com as ferramentas que disponibilizamos”, diz.

3º Congresso Internacional Resag

Entre os dias 11 e 15 de setembro, a Rede realiza a 3ª edição do Congresso Internacional Resag, em Belo Horizonte - MG. Palestrantes nacionais e internacionais conduzem discussões em temáticas como planejamento e execução de políticas públicas relacionados aos recursos hídricos; programas e ações nas áreas da saúde, meio ambiente, indústria, comércio e agricultura; monitoramento, preservação e qualidade da água. “Um dos objetivos deste ano é discutir modelos e formas para apoiar o micro, pequeno e médio empresário. Existem carências e a necessidade de melhor o entrosamento entre o mundo da tecnologia e o mundo do pequeno empresário”, destaca Ponçano, coordenadora geral do evento.

Até o dia 15 de abril, estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos técnicos. No encerramento do evento, os melhores trabalhos serão premiados. Para mais informações sobre o congresso, acesse: www.resag.org.br/congressoresag2017


Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS