Resag

CONGRESSO SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA - RESAG 14º QUALIDADE EM METROLOGIA- ENQUALAB

Em outubro de 2014 será realizado o “Congresso Resag-Enqualab(14o)”, que terá nesta edição foco nas tão relevantes e atuais questões econômicas, técnicas, sociais e ambientais referentes à água. O Congresso será realizado em 3 dias (29 a 31 de outubro de 2014), precedidos de cursos temáticos. Haverá um espaço limitado para expositores e apresentação de trabalhos, com premiação dos 5 melhores.

ENQUALAB tornou-se o tradicional e representativo evento de profissionais da metrologia no Brasil. Originalmente denominado Encontro Nacional da Qualidade em Laboratórios é realizado anualmente desde 2001 encontrando-se em sua 14ª edição, tendo como principal objetivo ser um fórum de intercâmbio científico e tecnológico, promovendo o acesso e disseminação das práticas inovadoras para a gestão dos processos metrológicos em laboratórios de ensaios e calibração.

A RESAG, Rede de Saneamento e Abastecimento de Água é parte do programa de governo Sibratec, cuja primeira fase é apoiada pelo projeto “Melhoria da Capacitação Laboratorial na área de Qualidade, Saneamento e Abastecimento de Água”, que tem como enfoque principal aspectos relacionados com a qualidade da água destinada ao consumo humano. Este é o primeiro Congresso que a Rede organiza.

O Congresso

A programação cuidadosamente construída em conjunto com a efetiva participação do setor público, setor privado, terceiro setor e academia, possibilitará que no Congresso sejam aprofundados temas relevantes, evidenciando-se os mecanismos e capacitação técnica necessários ao controle da qualidade da água - fundamental à saúde da população e essencial para a atividade produtiva -, assim como ao adequado uso (e reuso) da água. Também serão temas aprofundados as questões técnicas referentes ao saneamento, bem como os requisitos atuais à adequada competência analítica laboratorial.

Com a participação de especialistas internacionais do National Institute of Standards and Technology – NIST/EUA e o Physikalisch-Technische Bundesanstalt – PTB/Alemanha, os participantes do evento conhecerão outras perspectivas sobre os temas em discussão.

A perspectiva laboratorial é importante, já que resultados confiáveis de medições permitem avaliar as condições de potabilidade, a eficiência de um processo de saneamento e a relação desse elemento natural com os ecossistemas. Também propiciam uma avaliação segura quanto às possibilidades de sua utilização, de acordo com os critérios e normas estabelecidas para cada finalidade, seja ela destinada, por exemplo, ao consumo humano, ao uso industrial, agrícola, energético ou manutenção do equilíbrio ambiental.

Parceiros do Congresso RESAG ENQUALAB 2014


Cursos + Congresso

Nos dois dias anteriores ao Congresso, e de forma associada ao evento, serão realizados cursos na área de gestão de projetos e também cursos técnicos relacionados com medições em laboratórios.

O Congresso, por sua vez, está estruturado em painéis, cada um com a participação de debatedores com abordagens e experiências abrangentes sobre o tema. Cada painel contará com um coordenador e um co-coordenador que ao final farão uma síntese, com conclusões e recomendações sobre a temática discutida, que será também aberta ao público presente. A proposta é aprofundar o conhecimento, intercambiar experiências e perspectivas diferentes e complementares e ter uma visão analítica de assuntos relevantes à sociedade como um todo.

Com três eixos principais, o Congresso será dividido em três workshops: (I) Saneamento e Abastecimento de Água, (II) Redes do Sistema Brasileiro de Tecnologia – Sibratec: Serviços Tecnológicos em Apoio à Inovação e Extensão Tecnológica e Demanda Empresarial e (III) Qualidade em Laboratórios.


Público-alvo

Formam parte do público-alvo dos cursos e Congresso: empresários, órgãos de governo e redes de serviços, extensão e inovação tecnológica, associações de classe, sindicatos, especialistas de laboratórios metrológicos prestadores de serviço (micro, pequena e média empresa), redes metrológicas estaduais, organismos de normalização e de acreditação, profissionais de destaque no país e no exterior, comunidade acadêmica (estudantes e professores), entre outros.


Objetivos

O Congresso tem como objetivos:

- Aprofundar o conhecimento e intercambiar experiências, bem como possibilitar uma visão analítica de assuntos relevantes à sociedade que gravitam ao redor da temática ÁGUA, com a participação do governo, indústria e comunidade acadêmica.

- Integrar e promover a interação entre os atores participantes do desenvolvimento tecnológico nas áreas consideradas na programação do Congresso, em especial aquelas relacionadas com a tecnologia industrial, que compreende a acreditação, normalização, metrologia e avaliação da conformidade, envolvendo ensaios e certificação.

- Contribuir para a geração e disseminação da cultura metrológica na comunidade industrial e trocar experiências práticas, com a promoção de processos tecnológicos e equipamentos analíticos.

- Promover a cultura e conscientização em temas relevantes como abastecimento e saneamento, área crítica para a sociedade.


Envio de trabalhos

Os trabalhos técnicos, científicos e de divulgação submetidos pelos participantes serão analisados pela comissão científica e os aprovados serão divulgados nos anais do Congresso. A apresentação se dará na forma de pôster e os cinco melhores por categoria serão premiados.


Local do Congresso

O evento ocorrerá na Capital São Paulo, nas modernas instalações da ABIMAQ - Associação de Máquinas e Ferramentas -, localizado na Avenida Jabaquara, 2925.

Mais informações sobre o Congresso serão disponibilizadas no site: www.resag.org.br/congressoresagenqualab2014

Confira abaixo os painéis temáticos do Congresso!

29 de outubro

ABERTURA DO CONGRESSO.

PAINEL 1:“ Planejamento, disponibilidade e usos múltiplos da Água” – mesa com representantes de planejamento de diferentes esferas dos governos federal e estadual.

PAINEL 2: “Gestão de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente” – mesa com setor privado, sociedade civil organizada e instituto de pesquisas.

PAINEL 3: “Uso eficiente e responsável da água na cidade, indústria e agricultura” - mesa representantes do setor público, sociedade civil organizada, setor produtivo, arquitetos, urbanistas e profissionais da construção civil.

30 de outubro:

PAINEL 4: Redes do Sistema Brasileiro de Tecnologia - Sibratec - Serviços Tecnológicos em Apoio à Inovação e Extensão Tecnológica e Demanda Empresarial- mesa com representantes do governo, setor produtivo einstituições de pesquisa e desenvolvimento.

PAINEL 5: Demanda empresarial relacionada com a infraestrutura da qualidade – Serviços Tecnológicos e Inovação - Expectativas Governo e Indústria”- mesa com representantes de governo, instituição de pesquisa, setores produtivos e de educação.

PAINEL 06: “A certificação de metrologistas em suporte aos serviços tecnológicos”- mesa com empresas e rede metrológica.

PAINEL 07: “Benefícios e necessidades de produtos e serviços tecnológicos na micro, pequena, média e grande empresa”- mesa com instituições de pesquisa, associações e representantes da Indústr

31 de outubro:

PAINEL 08: “Águas de consumo humano”- mesa com representantes de órgãos de controle, fiscalização e de avaliação da qualidade.

PAINEL 09: “Monitoramento hidrometereológico e qualidade de água”- mesa com representantes de órgãos de controle, fiscalização e de avaliação da qualidade.

PAINEL 10: “Tecnologia Industrial: Produção de materiais de referência, Programas interlaboratoriais e Acreditação- mesa com instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Brasil e exterior e empresas.



Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS