Resag

Conheça a tecnologia de nitratos ativados para Controle de Odores de efluentes

Conheça a tecnologia de nitratos ativados para Controle de Odores de efluentes

Foi realizado no dia 4 de julho no Auditório da E.T.E da Sabesp em Franca/SP, a palestra apresentando soluções para o controle de odores e produtos que evitam a corrosão do concreto e metais. O Sistema Odorcap, desenvolvido pela Produquímica, possui ação preventiva e sustentável contra odores e corrosão.

O Gerente de Desenvolvimento, Fabio Caramez e o Coordenador Técnico, Sidnei Pires representando a Produquimica apresentaram a solução, para a prevenção contra gás sulfídrico (H2S) em esgoto sanitário e efluentes industriais.

Fabio Caramez explicou que o produto é uma solução de misturas de nitratos ativados, possuindo ação preventiva e sustentável, impedindo a formação de sulfeto de hidrogênio em redes, elevatórias, estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais, tratando o problema na sua origem. “O Odorcap possibilita utilizar quantidades de produto necessárias para prevenir a geração de odor e o risco de exposição. Além de não oferecer riscos proporciona o beneficio adicional de evitar os efeitos corrosivos do ácido sulfídrico”, disse.

Sidnei Pires demonstrou o funcionamento, onde as concentrações do gás sulfídrico na atmosfera são monitoradas em tempo real, identificando situações danosas. “Através de equipamentos de estocagem e dosagem integrados ao sistema, é possível fornecer uma solução química específica, reduzindo imediatamente os níveis de concentração de gás”, afirmou.

Ele também salientou a instalação rápida onde pode ser fixado em qualquer lugar, medição e leitura com transferência online e acesso via internet fora do local do trabalho.

Como benefícios o baixo custo operacional, medição e visualização online, e imediato retorno de capital investido.

Prevenção contra corrosão, interrompendo processos corrosivos em tanques, redes de concretos e em equipamentos em geral (bombas, tanques, ferragens em elevatórias, etc.).

Mecanismo de corrosão em dutos, redes e tanques de concretos:

  • Ação química do Gás Sulfídrico (H2S) sobre o concreto. A falta de ventilação permite o acumulo do gás dentro dos dutos de esgoto.
  • A água potável possui quantidade significativa de sulfatos, que é aumentada durante seu uso por residências e por algumas indústrias.
  • Bactérias redutoras de sulfatos necessitam de oxigênio para consumir a matéria orgânica existente na água e esgoto. Quando o oxigênio não está disponível, elas retiram o oxigênio dos íons sulfato SO4 (- -), deixando livres os íons sulfeto S (- -).
  • A reação do sulfeto, com a água, resulta no gás sulfídrico H2S, conhecido pelo seu cheiro característico de ovo podre.
  • O gás liberado é absolvido pelas partes superiores do coletor de concreto, sendo novamente oxidado e transformando-se em ácido sulfúrico H2SO
  • O ácido H2SO4 ataca o concreto nas partes superior do coletor, transformando o hidróxido de cálcio Ca. (OH)2, do concreto em gesso, CaSo4.2H2O.

Esquema

Sidnei Pires encerrou o evento, comentando que as principais empresas de saneamento do Brasil têm utilizado essa tecnologia para prevenir a formação de odores e processos corrosivos a partir do gás sulfídrico.

A Produquimica, é uma empresa do Grupo Compass Minerals, uma das principais empresas do seguimento de Tratamento de Águas.

Gheorge Patrick Iwaki

gheorge@tratamentodeagua.com.br

Produtor de Conteúdo

Publicado em 11/07/2018 às 09:50:00 Portal Tratamento de Água


Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS