SOBRE O CONGRESSO

Congresso 2014 ENQUALAB_RESAG

Vera Maria Lopes Ponçano
Coordenadora Geral
Rede de Saneamento e Abastecimento de Água
Congresso Resag - Enqualab



O Congresso 2014 RESAG_ENQUALAB, promovido e organizado pela Rede de Saneamento e Abastecimento de Água – Resag em conjunto com a Rede Metrológica do Estado de São Paulo – Remesp, está organizado em três workshops: (i) Saneamento e Abastecimento de Água, (ii) Redes do Sistema Brasileiro de Tecnologia – Sibratec: Serviços Tecnológicos em Apoio à Inovação e Extensão Tecnológica e Demanda Empresarial e (iii) Workshop Qualidade em Laboratórios.

Será um encontro de representantes da indústria, órgãos de governo, setores de regulamentação e de fiscalização, instituições de tecnologia e acadêmicas, emicro, pequena e média empresa, que apresentarão e discutirão ações em pesquisas e desenvolvimento tecnológicoe necessidades da indústria em temas relacionados com a infraestrutura da qualidade, serviços tecnológicos e inovação, como relacionado a seguir.

Participarão deste Congresso como conferencistas, coordenadores, moderadores e expositores profissionais do País reconhecidos mundialmente, líderes em suas áreas de atuação, e também especialistas de instituições internacionais de renome, como o National Institute of Standards and Technology – NIST/EUA e do Physikalisch-Technische Bundesanstalt – PTB/Alemanha, elementos que indubitavelmente conferem um expressivo valor a este encontro.

 Temário

  •  Gestão Pública e Privada de Recursos Naturais
  •  Qualidade e Sustentabilidade dos Recursos Hídricos
  •  Qualidade em Laboratórios
  •  Qualidade de Materiais usados para o Saneamento
  •  Processos de Saneamento e de Medição
  •  Dados Hidrometereológicos e Previsão de Eventos  Extremos–Enchentes, Inundações e Secas
  •  Ensaios e Calibração
  •  Recursos Hídricos, Captação, Gestão e  Gerenciamento da Água
  •  Capacitação de Recursos Humanos
  • Uso e Reuso da Água na Indústria, Agricultura e Construção Civil
  • Recursos Hídricos – Geral e no Semi-Árido Nordestino
  • Química Analítica, Materiais de Referência Certificados, Programas Interlaboratoriais, Ensaios de Proficiência, Gráficos de Controle, Validação de Métodos, Incertezas de Medição (Áreas da indústria farmacêutica, medicamentos, cosméticos, mineração, alimentos, manufatura mecânica, saúde, têxtil, couro, calçados, madeira e móveis, biocombustíveis e demais indústrias em que se aplicam os temas)
  • Metrologia, Acreditação, Normalização, Avaliação da Conformidade, Certificação
  • Projetos e Programas Governamentais e Privados em Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Redes Metrológicas Estaduais
  • Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC
  • Água para Consumo Humano – Legislação e Prática

Tema Central

O enfoque principal do evento é ÁGUA, insumo fundamental a qualquer país, hoje no Brasil em crise sem precedentes. O racionamento que ameaça a cidade central da economia brasileira: São Paulo. Uso múltiplo e integrado que garanta o atendimento das necessidades da população, indústria, comércio, agricultura e outras áreas requerem uma gestão adequada, que vai além de soluções emergenciais.

O que vem pela frente? Que planejamento e direção estão definidos? Quem participa das definições e das ações de curto, médio e longo prazo?

Workshop 1

SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Essas questões afetam a economia das empresas, o mercado, a saúde e o bem-estar da população. Como contribuição ao debate e na busca de soluções, no primeiro dia do Congresso será realizado o Workshop Saneamento e Abastecimento de Água, no qual serão abordados temas como: Água – Disponibilidade e Planejamento, Gestão de Recursos Hídricos, Otimização, Uso, Reuso e Monitoramento da Água, Uso responsável e efetivo da água na Construção Civil, Sustentabilidade dos recursos hídricos e Qualidade da Água na Saúde, com a participação de especialistas de renome na área.

As diferentes perspectivas e cenários que serão tratados nas questões relacionadas com o uso, saneamento e abastecimento de água certamente serão de interesse de profissionais de diferentes áreas, dado o caráter multidisciplinar do tema. Será um evento abrangente em que todos poderão participar com as suas opiniões, atualizar o conhecimento, trocar experiências práticas e trazer novas informações.

Workshop 2

“REDES DO SISTEMA BRASILEIRO DE TECNOLOGIA – SIBRATEC: SERVIÇOS TECNOLÓGICOS EM APOIO À INOVAÇÃO E EXTENSÃO TECNOLÓGICA E DEMANDA EMPRESARIAL”

No segundo dia se realizará o Workshop II, quando serão discutidos aspectos relacionados com expectativas, resultados e impacto decorrente de ações realizadas no âmbito do Sistema Brasileiro de Tecnologia – Sibratec, Programa do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação, estruturado em três linhas: Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica, que visa ao aumento da competitividade das empresas brasileiras, e que tem a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) como agência executora.

Os serviços tecnológicos são parte integrante do desenvolvimento tecnológico das empresas, com a finalidade de apoiar a melhoria da qualidade dos produtos nos mercados interno e externo, dando condições para o aumento da taxa de inovação das empresas, e contribuindo para o aumento do valor agregado, de faturamento, da produtividade e da competitividade. 

O aporte de serviços laboratoriais por meio de ensaios e calibrações confiáveis é fundamental à consecução desses objetivos e à implementação de ações voltadas ao estabelecimento dos processos de acreditação, normalização, avaliação da conformidade, certificação e correlatas, parte da chamada tecnologia industrial básica.

Avaliar e dimensionar o impacto das atividades desenvolvidas no âmbito do Sibratec e verificar as demandas existentes na indústria na definição de sua continuidade são ações relevantes que este Encontro viabilizará.

Com esse direcionamento serão apresentados os resultados de uma das Redes Sibratec de serviços tecnológicos: Rede de Saneamento e Abastecimento de Água – Resag.

Também neste segundo dia serão realizadas Oficinas Sibratec - Serviços Tecnológicos com o objetivo de elaborar proposta para a continuidade da promoção dos Serviços Tecnológicos em apoio à inovação tecnológica, a partir da experiência desta primeira fase e das demandas existentes.

Workshop 3

QUALIDADE EM LABORATÓRIOS

No terceiro dia será realizado o Workshop Qualidade em Laboratórios, no qual serão enfocados temas relevantes como qualidade de laboratórios e recursos como materiais de referência, programas interlaboratoriais e correlatos, abordarão cenários e perspectivas diferentes nas questões de saneamento e abastecimento de água, o que certamente será de interesse de profissionais de diferentes áreas por seu caráter multidisciplinar.

A participação de empresas privadas que ocorrerá durante este evento tem por objetivo apresentar as suas experiências e controles relacionados com a sustentabilidade ambiental em suas atividades e, de forma relevante, essa interação deverá apontar a demanda empresarial existente ao seu desenvolvimento tecnológico.

Identificar atividades tecnológicas essenciais à melhoria da competitividade de produtos e serviços, à inovação, ao aumento do valor agregado e a uma maior produtividade nos mercados interno e externo, pode ser uma ação promovida neste fórum, numa ação articulada entre a comunidade empresarial, científica e tecnológica do País.

Como resultado das necessidades que sejam assinaladas nessa integração com o meio empresarial espera-se que sejam evidenciadas as ações a serem desenvolvidas ao seu atendimento.

Será um evento abrangente em que todos poderão participar com as suas opiniões, atualizar o conhecimento, trocar experiências práticas, trazer novas informações e apontar caminhos e ações para a continuidade das áreas envolvidas, na busca de soluções efetivas e integradas.

Pelas várias perspectivas temáticas abordadas, prevê-se uma participação ativa de profissionais como gestores públicos e privados, técnicos, professores epesquisadores de universidades, centros de pesquisa e da indústria, profissionais de laboratórios de calibração e de ensaios - prestadores de serviços e de controle da qualidade industrial, ambientalistas, geólogos, engenheiros, arquitetos, metrologistas, formadores de recursos humanos, certificadores, acreditadores, regulamentadores, normalizadores, avaliadores da qualidade de produtos e serviços e fiscalizadores, atuantes em áreas de química, física, geologia, geofísica, saúde, arquitetura, engenharias civil, mecânica, alimentos, farmacêutica, ambiental, e outras - cujo intercâmbio propiciará um crescimento a todos.

Como atividades associadas ao evento serão realizadas a reunião geral dos membros da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água e a reunião do Fórum Nacional das Redes Metrológicas.

Cursos de Capacitação

Nos dois dias anteriores ao Congresso, e de forma associada ao mesmo, serão realizados cursos na área de gestão de projetos e também cursos técnicos relacionados com medições em laboratórios, em processo contínuo de capacitação promovido pela Remesp/Resag. Os cursos definidos até o momento serão: “Gestão de Projetos” e “Estimativa de Incerteza de Medições em Ensaios Químicos e Microbiológicos”.

Trabalhos técnicos

Os trabalhos técnicos, científicos e de divulgação serão apresentados na forma de pôster e os cinco melhores por categoria serão premiados. As inscrições já estão abertas para apresentação dos trabalhos, cadastre-se pelo site: http://www.resag.org.br/congressoresagenqualab2014/.

Mensagem final

Todos e cada um de nós – cidadãos, políticos, industriais e pesquisadores, dentro de sua linha de ação, responsabilidade e possibilidade podem contribuir para um aproveitamento efetivo desse recurso vital e valioso, que é a água, começando pelo consumo sem desperdício e evitando poluir.

Desenvolvimentos conjuntos e coordenados no País que considerem as múltiplas dimensões da sustentabilidade da água, como a ambiental, política, técnica, científica, social, ética, cultural, educativa, econômica (urbana, agricultura e indústria) e geográfica com a consolidação de políticas ativas de desenvolvimento sustentável terão reflexos na qualidade de vida da população e no futuro de nossa sociedade.

Uma atuação em rede responsável e ativa, com a participação das várias frentes envolvidas com o tema central desse Congresso, é o resultado esperado.

A participação efetiva dos representantes do governo, empresas, academia e agremiações da sociedade sem dúvida conduzirá a um melhor entendimento da temática abordada e ao apoio à adoção de estratégias organizacionais em nível nacional, por um posicionamento competitivo – social, econômico e ambiental.

Água: Cada gota conta!

Vera Maria Lopes Ponçano
Coordenadora
Congresso Enqualab_RESAG 2014 Congresso
Rede Metrológica do Estado de São Paulo - Remesp
Rede de Saneamento e Abastecimento de Água - Resag
Sistema Brasileiro de Tecnologia – Sibratec
Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI



2014 RESAG_ENQUALAB Congress

The 2014 RESAG_ENQUALAB Congress promoted by Rede de Saneamento e Abastecimento de Água(Sanitation and Water Supply Network)– Resag, together with Rede Metrológica do Estado de São Paulo(Metrological Network of the State of São Paulo)– Remesp, is organized in three workshops, namely: (i) Sanitation and Water Supply, (ii) Brazilian Technology System Networks – Sibratec: Technological Services in support of the Technological Innovation and Extension and Business Demand and (iii)Laboratory Quality Workshop.

The meeting will gather representatives of industry, government agencies, regulation and inspection sectors, technology institutions and academies, micro-, small- and medium-sized companies which will expose and discuss actions to be taken in researches and technological development, as well as industry’s needs in topics related to quality infrastructure, technological services and innovation, as listed below.

World-renowned coordinators, moderators and professional expositors of the country, who are leader in their fields of work, as well as expertise from renowned international institutions, such as the National Institute of Standards and Technology – NIST/EUA and the Physikalisch - Technische Bundesanstalt – PTB/Germany will participate in this  Congress  as lecturers, which no doubt will add a  significant value to thismeeting.

Agenda

Natural Resource Public and Private Management
Water Resource Quality and Sustainability
Quality in Laboratories
Quality of Material used for Sanitation
Sanitation and Measurement Processes 
Hydro-meteorological Data and Forecast of Extreme Events –  Flooding, Drought, etc.
Tests and Calibration
Water Resources, Collection, Management and Administration of Water
Human Resource Attainment
Analytical Chemistry, Reference Materials, Certifications, Inter- -laboratory Programs/Proficiency Tests, Control Charts, Method Validation, Measurement Uncertainties, etc.
Metrology, Accreditation, Standardization, Compliance Assessment, Certification
Governmental and Private Projects and Programs in Sciences, Technology and Innovation
State Metrological Networks
Brazilian Technology System – SIBRATEC
Drinking Water Quality and Human Consumption – Legislation and Practice
Use and Recycling of Water in Industry, Agriculture and Civil Construction
Water Resources – General and  in the Semi-Arid Northeast Region

CENTRAL THEME

The main focus of the event is WATER, a fundamental input to any country, which today faces an unprecedented crisis in Brazil:the rationing that threatens the central city of Brazilian economy – São Paulo. The multiple and integrated use assuring to meetthe needs of the population, industry, commerce, agriculture and other areas require a suitable administration beyond emergency solutions.
What lies ahead? Which planning and directions are defined? Who participates in short-, medium- and long-term definitions and actions? 

Workshop I –SANITATION AND WATER SUPPLY

All of these questions affect company’s economy, market and population’s health and welfare. As a contribution to discussion and in the search of solutions, the Workshop Sanitation and Water Supply will be performed in the first day of the Congress, covering themes such as: Water – Availability and Planning, Water Resource Management, Optimization, Use, Reuse and Monitoring of Water, Responsible and Effective Use of Water in Construction Industry, Water Resource Sustainability and Quality of Water in Health, with participation of renowned experts in the area of work.

The different views and sceneries to be treated in questions associated with use, sanitation and water supply will surely be of interest to professional from different areas, in view of the multidisciplinary character of the theme. It will be a comprehensive event in which everybody may participate with opinions, in addition to updating knowledge, exchanging practical experiences and bringing new information.

Workshop II – “BRAZILIAN TECHNOLOGY SYSTEM NETWORKS – SIBRATEC: TECHNOLOGICAL SERVICES IN SUPPORT OF  INNOVATION AND TECHNOLOGICAL EXTENSION AND BUSINESS DEMAND”

Workshop II will be performed in the second day, aiming to discuss aspects associated with expectations, results and impact derived from actions taken under Brazilian Technology System – Sibratec, Program of the Ministry of Science, Technology and Innovation, structured in three guidelines, namely: Innovation, Technological Services and Technological Extension, aimed towards the increase of Brazilian company’s competitiveness, having “Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)” as the executing agency.

Technological services are an integral part of companies’ technological development, for the purpose of supporting the product quality improvement both in internal and external markets, thereby providing conditions to increase the innovation rate of companies, and contributing to increase the added value, billing, productivity and competitiveness.

The supply of laboratory services through reliable tests and calibrations is vital to reach those objectives and to implement actions aimed towards the establishment of accreditation processes, standardization, compliance assessment, certification and related actions, which is part of the so-called basic industrial technology.

Evaluating and sizing the impact of activities developed under  Sibratec and checking the existing demands in the industry as to  definition of its continuity are some of the relevant actions this Meeting will make feasible.

With such direction, the results of one of the Sibratec technological services networks, i.e., Sanitation and Water Supply Network – Resag, will be exposed.

Yet in this second day, the workshops “Sibratec – Technological Services” will be performed aiming to prepare a proposal for the continued promotion of Technological Services in support of technological innovation, from the experience of this first phase and the existing demands as well.

Workshop III – QUALITY IN LABORATORIES

In the third day, the workshop “Quality in Laboratories” will be carried out, covering relevant themes such as laboratory quality and resources such as reference materials, inter-laboratory programs and related themes, as well as different sceneries and views in questions regarding sanitation and water supply, which will surely be of interest to professionals from different areas in view of its multidisciplinary character.

Participation of private companies during this event has for objective to present their experiences and control associated with environmental sustainability in their activities and, in a relevant manner; such interaction should indicate the existing business demand to their technological development. Identifying technological activities which are essential to improvement of products and services competitiveness, innovation, added value increase and a better productivity both in internal and external markets, can be an action promoted in this forum, as an articulated action among the business, scientific and technological community in the country.

As a result of the needs to be indicated in this integration with the business environment, it is expected that the actions to be developed to meet them will be highlighted.

It will be a comprehensive event where every people may participate with their opinions, in addition to updating knowledge, exchanging practical experiences, bringing new information and pointing ways and actions aimed towards the continuity of the areas involved, in the search of effective and integrated solutions.

The several thematic perspectives addressed allow us to estimate an active participation of professionals such as public and private  managers, technicians, teachers and researchers from universities, research centers and industry, calibration and test lab professionals – services and industrial quality control providers, ecologists, geologists, engineers, architects, metrologists, human resource trainers, certifying officers, accrediting entities, regulators, standardizers, evaluators of product and service quality and inspectors operating in areas such as Chemistry, Physics, Geology, Geophysics, Health, Architecture, Civil Engineering, Mechanics, Foods, Pharmaceutics, Environment and others – whose interchange will provide a growth to every people.

As event-related activities, the general meeting of members for Sanitation and Water Supply networks and the meeting of the National Forum of Metrological Networks will be held.

CAPACITY-BUILDING COURSES

Two days prior to the Congress, and in association therewith, courses in the area of Project Management will be conducted, as well as other technical ones related to laboratory measurements, in a continuous capacity-building process promoted by Remesp/Resag.Courses defined so far are: “Project Management” and “Estimation on Uncertainty of Measurements in Chemical and Microbiological Tests”.

TECHNICAL WORKS

Technical, scientific and divulging works will be exposed in the manner of posters and the five best ones per category will be rewarded. Registration is now open for works through: :http://www.resag.org.br/congressoresagenqualab2014/.

FINAL MESSAGE

Each and every one of us – citizens, politicians, industrialists and researchers, within the respective line of action, responsibility and possibility may contribute to an effective improvement of this vital and valuable resource, i.e., water, starting from water consumption without waste and pollution prevention.

Joint and coordinateddevelopments in the country considering the multiple dimensions of water sustainability, such as environmental, political, technical, scientific, social, ethical, cultural, educational, economic (urban, agriculture and industry) and geographic with  consolidation of active sustainable development policies will be reflected in the quality of population’s life and in the future of our society.

The expected result is a participation in a responsible and active network, through several fronts involved with the central theme of this Congress

The effective participation of representatives for the government, companies, academy and society associations no doubt will lead to a  better understanding on the theme addressed, in addition to a support for the adoption of organizational strategies at nationallevel, for a competitive positioning – social,  economic and environmental.

Water:Each drop counts!

Vera Maria Lopes Ponçano
Coordinator
RESAG Congress- 14thEnqualab - – Congress Enqualab_RESAG 2014
Metrological Network of the State of São Paulo - Remesp
Sanitation and Water Supply Network - Resag
Brazilian Technology System – Sibratec
Ministry of Science, Technology and Innovation - MCTI

Promotores:



Apoio Financeiro:

Patrocinadores:

Diamante:
Ouro:
Bronze:

Patrocínio Especial:

Labwin Sotware Labwin Sotware

Apoio:

Produzido por BRSIS