Resag

O Congresso Internacional Resag tem em seu eixo a formação de um diagnóstico sobre os desafios técnicos, econômicos e sociais no que tange aos recursos hídricos nacionais e internacionais e o meio ambiente. Trata de questões referentes ao planejamento e execução de políticas públicas voltadas à garantia da continuidade do fornecimento e disponibilização de água e seu monitoramento no meio ambiente, abordando essas questões nas perspectivas tecnológicas, econômicas e sociais.

Diante do panorama brasileiro de crescimento populacional e desenvolvimento econômico, aliados a um cuidado precário, em regra, dos recursos hídricos nacionais, o país vislumbra a necessidade de debater os rumos que se apresentam à sociedade como um todo no que tange ao consumo sustentável das águas.

Nos espaços urbanos e rurais os mananciais dos quais são extraídas as águas para usos humanos e produtivos é urgente à preocupação com a adequada preservação e o manejo dos recursos disponíveis. Sobretudo nos espaços urbanos, o país tem sofrido simultâneos colapsos no abastecimento. A falta de coleta e tratamento de esgotos, bem como a contaminação das águas urbanas e rurais é um problema sistêmico no Brasil.

Nessa mesma direção, as questões relacionadas com a sustentabilidade e o consumo consciente são temas cada vez mais importantes para a sociedade. A preocupação com a forma como utilizamos nossos recursos naturais se estende ao setor produtivo, cada vez mais cobrado pelos consumidores e pelos governos para adotar práticas mais limpas e realizar o monitoramento do impacto ambiental de suas atividades. Para o pequeno e médio empresário, ser uma empresa ambientalmente correta pode significar um grande custo e ainda o desafio de vencer barreiras técnicas.

Sob outra perspectiva, o Congresso Internacional Resag aborda questões de interesse ao setor produtivo e industrial e desafios ao micro, pequeno e médio empresário que busca atender padrões de sustentabilidade exigidos pelos consumidores. Do ponto de vista laboratorial e da metrologia, são discutidos e apresentados os mais recentes desenvolvimentos nas áreas de certificação e normas internacionais. O congresso conta com a participação de profissionais como: gestores públicos e privados, técnicos, professores e pesquisadores de universidades, estudantes, centros de pesquisa públicos e da indústria, profissionais de laboratórios de calibração e de ensaios, prestadores de serviços e de controle da qualidade industrial, ambientalistas, geólogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas, metrologistas, formadores de recursos humanos, certificadores, acreditadores, regulamentadores, normalizadores, avaliadores da qualidade de produtos e serviços e fiscalizadores, representantes da sociedade civil, ONGs, entre outros.

Realização:

Resag

Editor

Vera Maria Lopes Ponçano – Resag/Remesp

Corpo Editorial

  • Cristina Akemi Shimoda Uechi - MCTI
  • Fernando Luís Fertonani - Unesp
  • Guilherme Ary Plonski - USP
  • Heliara Dalva Lopes do Nascimento – Unicamp
  • Jorge Eduardo de Souza Sarkis - IPEN
  • Jorge Mario Campagnolo – MCTI
  • José Carlos Mierzwa – USP
  • Maria Nogueira Marques - ITP
  • Marina Beatriz Agostini Vasconcellos - IPEN
  • Olívio Pereira de Oliveira Junior - CTM
  • Ossamu Hojo - Unesp
  • Roseli Fernandes Gennari - Instituto de Física - USP

Normas e Instruções para Elaboração de Trabalhos

Baixe o arquivo das normas e instruções para a elaboração de trabalhos para o Congresso Internacional Resag

Download

Rede de Saneamento e Abastecimento - Resag

Av. Paulista, 2200 - 9º andar - Cep: 01310-300

São Paulo - SP - Brasil

Telefone: +55 (11) 3273-1073

E-mail: congresso@resag.org.br

Resag
Avenida Paulista, 2.200 - 9º Andar, CEP 01310-300
Consolação, São Paulo - SP - Brasil
Tel.: +55 11 3283 1073
C2013 Resag - Todos os direitos reservados
Produzido por BRSIS